Três deputados já formalizaram suas candidaturas para a presidência da Câmara: Hugo Motta (Republicanos-PB), Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Para ser eleito, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos na primeira votação, ou ser o mais votado no segundo turno, com pelo menos 257 votos de deputados.
Hugo Motta, de 35 anos e em seu quarto mandato como deputado federal, é médico e já presidiu a CPI que investigou denúncias de corrupção na Petrobras em 2015. Henrique Vieira, um artista multifacetado de 37 anos e em seu primeiro mandato como deputado, integrou a CPI que investigou os atos golpistas de 8 de janeiro. Já Marcel van Hattem, jornalista e cientista político de 39 anos e em seu segundo mandato, coordena a comissão externa que acompanha os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A Mesa Diretora da Câmara é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos, além de promulgar emendas à Constituição em conjunto com o Senado. Composta pela Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e Secretaria (quatro secretários e quatro suplentes), a Mesa é fundamental para o funcionamento da Câmara dos Deputados.
Além disso, no sábado também serão definidos os blocos parlamentares e a distribuição das presidências das comissões pelos próximos quatro anos. Essas decisões terão um impacto significativo no cenário político do Congresso.