SENADO FEDERAL – CAE aprova autorização para que Brasil contraia empréstimo de US$ 300 milhões para novo modelo do Programa Bolsa Família.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou em reunião nesta terça-feira (17) a autorização para que o Brasil possa contrair um empréstimo no valor de US$ 300 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com a garantia da União. A iniciativa partiu de um pedido feito pela Presidência da República por meio da MSF 80/2024.

Os recursos provenientes desse empréstimo estão destinados a apoiar o novo modelo do Programa Bolsa Família (PBF), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O senador Jaques Wagner (PT-BA) foi o relator da proposta, que agora segue em regime de urgência para análise do Plenário.

Durante sua defesa em favor do empréstimo, Wagner ressaltou que os valores obtidos serão repassados para o MDS, a fim de financiar a nova versão do Programa Bolsa Família que está em desenvolvimento pelo Ministério. O objetivo principal dessa iniciativa é contribuir para a redução da pobreza no país.

A decisão da CAE foi bem recebida pelos parlamentares presentes na reunião, que concordaram com a importância de se investir em programas sociais como o Bolsa Família. A expectativa é de que, com o apoio financeiro obtido por meio desse empréstimo, seja possível ampliar o alcance e o impacto do programa, beneficiando um maior número de famílias em situação de vulnerabilidade.

A próxima etapa agora é a votação da proposta pelo Plenário, onde se espera que seja ratificada a decisão da CAE e o empréstimo seja autorizado para beneficiar a população que mais necessita.

Sair da versão mobile