SENADO FEDERAL – CAE analisa prorrogação de dívidas rurais por até 48 meses e autorizações para empréstimos federados; confira os detalhes.

A prorrogação do prazo para o pagamento de dívidas de produtores rurais é um tema de grande relevância que está sendo discutido na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A pauta da reunião agendada para a próxima terça-feira (10) inclui a análise de um projeto que propõe conceder esse benefício aos agricultores afetados por estiagem ou excesso de chuvas.

O projeto em questão, identificado como PL 7/2022, foi apresentado pelo senador Weverton (PDT-MA) e tem como objetivo prorrogar as dívidas dos produtores rurais por até 48 meses. Essa ação visa auxiliar os agricultores dos estados de Minas Gerais, Maranhão, Pará e Bahia, que foram duramente impactados pelas fortes chuvas no primeiro semestre de 2022.

O texto proposto, elaborado como um substitutivo pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), estabelece critérios para a concessão do benefício. Dentre esses critérios, destaca-se a necessidade de comprovação da perda de, no mínimo, 50% da produção agrícola. Além disso, o projeto contempla a prorrogação de parcelas vencidas e a vencer no ano de publicação da futura lei.

Outro ponto relevante em discussão na pauta da CAE são os pedidos de autorização para empréstimos com garantia da União. Dentre os projetos que serão analisados, destaca-se o financiamento de US$ 100 milhões para o Programa de Saneamento Ambiental do Distrito Federal e investimentos em infraestrutura hídrica na Paraíba, entre outros.

Diante da importância dessas discussões, espera-se que a reunião da CAE seja produtiva e resulte em encaminhamentos que beneficiem não apenas os produtores rurais afetados, mas também promovam o desenvolvimento econômico de diversas regiões do país. A ação do Senado nesse sentido é fundamental para mitigar os impactos das adversidades climáticas e fomentar o setor agrícola brasileiro.

Sair da versão mobile