SENADO FEDERAL – Brasil busca aumentar o número de doadores de órgãos com Política Nacional de Incentivo após aprovação de Lei.

Neste Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado nesta sexta-feira (27), o Brasil destaca a relevância de sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Mesmo com o aumento no número de transplantes realizados no país, ainda há desafios a serem enfrentados para ampliar o número de doadores. No ano passado, o Senado aprovou a Lei 14.722, de 2023, que estabelece a Política Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, com o objetivo de fortalecer o sistema de transplantes e incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras.

A doação de órgãos é um gesto de solidariedade e amor ao próximo, que pode salvar vidas e proporcionar uma segunda chance a quem aguarda na fila por um transplante. No entanto, mesmo com as campanhas de conscientização e os avanços na legislação, ainda há um longo caminho a percorrer para que a cultura da doação seja disseminada e incorporada pela sociedade brasileira.

É fundamental que o tema da doação de órgãos seja discutido e abordado de forma ampla em diversos setores da sociedade, desde as escolas até os meios de comunicação. A informação e a conscientização são chave para superar os mitos e tabus que muitas vezes cercam a doação de órgãos, além de esclarecer dúvidas e incentivar as pessoas a se cadastrarem como doadoras.

Neste Dia Nacional de Doação de Órgãos, é importante refletir sobre a importância desse gesto nobre e solidário, que pode transformar vidas e trazer esperança a quem mais precisa. Através da atitude de doar órgãos, podemos construir uma sociedade mais humana, solidária e comprometida com o bem-estar do próximo. Vamos juntos, como sociedade, promover a cultura da doação de órgãos e contribuir para salvar vidas.

Sair da versão mobile