SENADO FEDERAL – Brasil assume presidência do G20 e debate estratégias de meio ambiente e economia no Senado nesta quinta-feira, às 10h.

O Brasil se prepara para assumir a presidência temporária do G20, grupo composto pelas 19 maiores economias do mundo juntamente com a União Africana e a União Europeia. Este importante passo será discutido em uma sessão temática no Senado na quinta-feira (6), às 10h, com o intuito de analisar as oportunidades que se abrem para o país nesse cenário global.

O debate no Senado terá como foco a visão estratégica do governo em relação à agenda de meio ambiente e economia. Diversas autoridades foram convidadas para participar da sessão, incluindo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entre outros representantes de áreas-chave do governo.

A sessão foi solicitada através do requerimento RQS 305/2024, assinado pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Beto Faro (PT-PA) e Otto Alencar (PSD-BA), líderes de seus respectivos partidos. Aprovado em Plenário no dia 8 de maio, o requerimento destaca a importância do Brasil exercer a presidência pro tempore do G20 em 2024, com foco no combate à fome e na promoção do desenvolvimento sustentável.

De acordo com os senadores proponentes, o Brasil tem a oportunidade de utilizar essa posição de destaque para promover suas potencialidades, se destacando como provedor de serviços ecossistêmicos para o mundo. Além disso, o país poderá acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, contribuindo para a geração de renda e investimentos, especialmente para as populações locais mais vulneráveis.

A sessão no Senado promete ser um momento importante para discutir as perspectivas e os desafios que o Brasil enfrentará ao assumir a presidência do G20, e como poderá aproveitar essa oportunidade para alavancar sua presença e influência no cenário internacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo