Além disso, outro projeto discutido e votado pela comissão foi o PL 5.867/2023, que propõe a criação do Dia do Rei Pelé. A data escolhida para celebrar esta homenagem é 19 de novembro, em referência ao milésimo gol marcado por Edson Arantes do Nascimento em 1969, durante um jogo do Santos contra o Vasco.
O PL do Dia do Rei Pelé agora precisa passar pela etapa de sanção presidencial, a menos que haja algum recurso para que seja votado em Plenário. Essa iniciativa visa reconhecer e homenagear a importância do ídolo do futebol brasileiro, que marcou época com suas habilidades e conquistas dentro e fora de campo.
A aprovação desses projetos pela Comissão de Esporte é um reflexo do reconhecimento da importância de figuras como Ayrton Senna e Pelé na história e na cultura do Brasil. A inclusão de seus nomes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria e a criação de um dia especial para homenagear Pelé são medidas significativas para preservar e valorizar o legado desses ícones esportivos.
A sociedade aguarda agora os próximos passos desses projetos, que buscam eternizar a memória e o legado de dois dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos. Vamos acompanhar de perto o desenrolar dessas propostas e torcer para que se concretizem em benefício do esporte e da cultura do nosso país.
