O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou que esse aumento nas matrículas é reflexo dos diagnósticos mais precisos do transtorno do espectro autista, muitos deles assegurados pela Lei Berenice Piana. Essa legislação, que tem como objetivo garantir os direitos das pessoas com autismo, tem sido fundamental para a promoção da inclusão desses estudantes no ambiente escolar.
A presidente da Comissão de Educação (CE), senadora Teresa Leitão (PT-PE), também se mostrou otimista com os dados do censo, ressaltando a importância desse avanço para a educação inclusiva no país. Ambos os parlamentares comemoram os resultados, que demonstram um progresso significativo na garantia de acesso à educação para todos os estudantes, independentemente de suas limitações ou necessidades especiais.
A inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns é uma pauta cada vez mais relevante no cenário educacional brasileiro. A ampliação do acesso à educação para todos, sem qualquer tipo de discriminação ou exclusão, é um caminho essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Diante desses avanços, é fundamental que o poder público e a sociedade civil continuem trabalhando em conjunto para garantir que a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas seja efetiva e que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. A diversidade é um valor a ser celebrado e promovido em todas as instâncias da sociedade, e a educação é um dos pilares fundamentais para a construção de um país mais inclusivo e democrático.