SENADO FEDERAL – Atualização de Regras Disciplinares para Policiais Federais e Policiais Civis do DF e Criação do Cadastro Nacional de Animais são pautas do Senado.



Em uma importante sessão marcada para esta terça-feira (26), o Senado brasileiro poderá votar a atualização de regras disciplinares para policiais federais, bem como para os policiais civis do Distrito Federal. O projeto de lei em questão (PL 1.734/2024), de autoria do Executivo, visa modernizar as normas já existentes, as quais foram consideradas defasadas, segundo o governo. Vale ressaltar que algumas disposições da legislação atual foram consideradas incompatíveis com a Constituição pelo Supremo Tribunal Federal, durante o julgamento da ADPF 353, em 2021.

O texto do projeto proposto lista uma série de transgressões disciplinares que abrangem desde atividades administrativas até desvios de conduta nos serviços policiais. Além disso, o projeto atualiza as sanções que podem ser aplicadas, como advertência, suspensão e demissão, entre outras. A proposta também destaca circunstâncias agravantes e atenuantes para as transgressões, visando garantir uma maior eficácia na aplicação das normas disciplinares.

Outro ponto de destaque na pauta do Senado é a votação do projeto de lei que prevê a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (PL 2.230/2022). Essa proposta tem como objetivo possibilitar o controle sanitário dos animais de estimação, facilitar a localização de tutores em casos de emergência e viabilizar a responsabilização por abandono, por exemplo. O acesso ao cadastro será feito de forma online, e a gestão ficará a cargo dos municípios e do Distrito Federal.

Além disso, também está prevista na sessão a votação do PL 2.251/2022, que autoriza a doação de uma área para a instalação da Embaixada de Cabo Verde. Com tantas pautas importantes marcadas para serem discutidas e votadas, a sessão do Senado promete ser movimentada e repleta de debates relevantes para a sociedade. Acompanhe as atualizações sobre essas decisões legislativas que poderão impactar diretamente a vida dos cidadãos brasileiros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo