SENADO FEDERAL – Atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro recebem Diploma Bertha Lutz do Senado em cerimônia marcada para março.

Duas renomadas atrizes brasileiras, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, foram escolhidas para receber o Diploma Bertha Lutz, concedido pelo Senado a personalidades que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e questões de gênero. A cerimônia de entrega do prêmio está agendada para o dia 26 de março, às 10 horas.

Fernanda Torres, que recentemente venceu o Globo de Ouro como atriz de drama e foi indicada ao Oscar pela sua atuação no filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, será homenageada juntamente com sua mãe, Fernanda Montenegro, que também atuou no mesmo filme. Ambas são as únicas brasileiras já indicadas ao Oscar de melhor atriz.

A indicação de Fernanda Torres para o Diploma Bertha Lutz foi feita pela senadora Eliziane Gama, que destacou a relevante contribuição da atriz ao longo de sua carreira na promoção da equidade e defesa das pautas femininas. Já a indicação de Fernanda Montenegro foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltando o legado da atriz no cinema nacional.

Além das atrizes, outras 17 personalidades serão homenageadas com o Diploma Bertha Lutz, incluindo a escritora Conceição Evaristo, a advogada e ex-ministra Cristiane Rodrigues Britto, e a filantropa e presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, entre outras.

O prêmio é uma forma de reconhecer o trabalho de mulheres e homens que se destacam na luta pelos direitos femininos e de gênero no Brasil. O nome do prêmio é uma homenagem à bióloga e advogada Bertha Lutz, uma das figuras mais influentes do feminismo e da educação no Brasil do século XX.

Bertha Lutz foi uma defensora dos direitos políticos das mulheres e pioneira no serviço público no Brasil, fundando a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Sua atuação política a levou a ser eleita deputada federal em 1936. Ela faleceu em 1976, deixando um legado de luta e resistência pelos direitos das mulheres.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo