A comenda, que leva o nome da ex-deputada federal, professora e médica Ceci Cunha, tem como objetivo lembrar e reconhecer o legado deixado por essa importante figura da política alagoana, que foi brutalmente assassinada em 1998. O senador Rodrigo Cunha (Podemos), filho de Ceci Cunha, fez questão de ressaltar a importância da luta por justiça em relação ao trágico episódio e destacou os valores e a dedicação ao bem comum que sua mãe sempre defendeu.
A partir de agora, a Comenda Ceci Cunha será entregue anualmente, no mês de agosto, a cinco mulheres escolhidas cuidadosamente pelo Conselho da Comenda. Esse conselho é formado por representantes de todos os partidos políticos que possuem assento no Senado, garantindo assim uma seleção diversificada e representativa.
Essa iniciativa visa valorizar e celebrar a trajetória de mulheres que, assim como Ceci Cunha, se dedicaram com afinco e comprometimento às suas funções públicas, deixando um legado de integridade e serviço à sociedade. A Comenda Ceci Cunha certamente se tornará uma importante forma de reconhecimento e motivação para que mais mulheres se inspirem e sigam o exemplo deixado por essas personalidades femininas de destaque em nosso cenário político.