SENADO FEDERAL – Anvisa proíbe uso de termômetros e medidores de pressão com mercúrio e Senado analisa projeto de lei para prevenir exposição.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou uma importante decisão ao proibir a fabricação e a venda de termômetros e medidores de pressão com mercúrio. Essa medida foi tomada devido aos altos riscos à saúde e ao meio ambiente que o mercúrio representa. A proibição desses produtos faz parte de um movimento internacional que busca reduzir o uso desse elemento prejudicial em todo o mundo.

Essa ação da Anvisa levanta mais uma vez a discussão sobre a necessidade de se adotar políticas de prevenção e controle da exposição ao mercúrio. Atualmente, um projeto de lei, o PL 1.011/2023, que propõe a criação de uma política nacional nesse sentido, está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O senador Otto Alencar (PSD-BA) destacou a importância da aprovação desse projeto, que tem como autor o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). O PL 1.011/2023 aguarda agora o relatório da senadora Leila Barros (PDT-DF).

Essa iniciativa da Anvisa e a tramitação do projeto de lei evidenciam a preocupação com a saúde das pessoas e a preservação do meio ambiente. O mercúrio é um metal tóxico que pode causar sérios danos à saúde humana, principalmente quando utilizado em produtos de uso comum, como termômetros e medidores de pressão. Além disso, o mercúrio também representa uma ameaça ao meio ambiente, podendo contaminar solos e corpos d’água.

Portanto, é fundamental que medidas como a proibição da comercialização de produtos com mercúrio e a criação de políticas de controle e prevenção sejam adotadas para proteger a saúde das pessoas e preservar o meio ambiente. A conscientização sobre os riscos do mercúrio e a busca por alternativas seguras são passos essenciais nesse sentido.

Por Luiz Felipe Liazibra, sob supervisão de Hérica Christian.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo