Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

SENADO FEDERAL – “Acervo do Diario de Pernambuco reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pela Lei 15.027, de 2024”

O emblemático Diario de Pernambuco, fundado em 1825 por Antonino José de Miranda Falcão, está prestes a completar dois séculos de história. Recentemente, o acervo jornalístico desse periódico foi reconhecido como patrimônio cultural material do Brasil, graças à Lei 15.027, de 2024, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Considerado o jornal mais antigo em circulação no Hemisfério Sul e o mais antigo do mundo em língua portuguesa, o Diario de Pernambuco desempenhou um papel fundamental ao longo dos anos, noticiando fatos importantes e registrando a história política, social e cultural do estado de Pernambuco e do Brasil.

O reconhecimento do acervo jornalístico como patrimônio cultural é de extrema importância para a preservação da memória do país, conforme destacado pela senadora Teresa Leitão, relatora do PL 1.205/2023 na Comissão de Educação e Cultura. Para a senadora, a manutenção desse acervo é fundamental para garantir que a história do Brasil seja preservada e para lembrar que o conhecimento do passado é essencial para a construção do futuro.

A matéria que culminou no reconhecimento do acervo do Diario de Pernambuco como patrimônio cultural teve sua aprovação na Comissão de Educação e Cultura em 15 de outubro, após tramitar pela Câmara dos Deputados. Esse importante passo representa um marco na valorização da história e da cultura brasileiras.

O reconhecimento do acervo do Diario de Pernambuco como patrimônio cultural material é um ato que celebra a importância desse veículo de comunicação para a sociedade brasileira, ressaltando sua relevância ao longo dos anos e sua contribuição para a compreensão e o registro da história do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo