SENADO FEDERAL – 120 milhões de brasileiros vão às urnas no primeiro turno das eleições municipais de 2022 com menor índice de abstenção.

Neste domingo (6), mais de 120 milhões de brasileiros foram às urnas em 5.569 municípios para eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse número representou 78,29% do eleitorado, com uma abstenção de 21,71%, menor do que a registrada nas eleições municipais de 2020.

Uma curiosidade deste pleito foi o uso do georreferenciamento por mais de 2,6 milhões de eleitores para justificar a ausência nas urnas através do aplicativo e-Título. Além disso, 3,2 mil urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas, o que corresponde a 0,61% das 531,8 mil disponíveis.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou a celeridade da apuração dos votos, com o primeiro resultado divulgado apenas dez minutos após o encerramento da votação, já às 17h10. A Paraíba foi o primeiro estado a ter todas as urnas 100% totalizadas, às 19h54.

Em relação à segurança do pleito, o Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou 2.618 crimes em todo o país, com destaque para 1.647 procedimentos e conduções realizados pelas forças de segurança. As apreensões totalizaram R$ 520 mil, além de materiais de campanha, veículos e armas.

Ao todo, foram 285 ocorrências gerais durante o primeiro turno, com destaque para 128 acidentes de trânsito e 87 bloqueios de vias. Belo Horizonte (MG) foi palco de 31,6% das conduções de eleitores e candidatos, enquanto Teresina (PI) liderou o ranking de ocorrências gerais, com 83,5% dos casos.

A segurança e a agilidade da apuração dos votos foram pontos positivos deste primeiro turno das eleições municipais no Brasil, demonstrando que o processo eleitoral está em constante evolução e aprimoramento.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo