Senado aprova projeto de resolução que cria Grupo Parlamentar Brasil-Japão para fortalecer cooperação interparlamentar e relações comerciais.


O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (10) o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72/2023, que estabelece a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Japão. Proposto pela senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, e relatado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, o projeto agora aguarda promulgação para entrar em vigor.

De acordo com o texto do projeto, a cooperação entre os parlamentares dos dois países será realizada por meio de visitas, congressos, debates, trocas de publicações e experiências. As relações diplomáticas entre Brasil e Japão tiveram início em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. Desde 2014, os dois países mantêm uma parceria estratégica e global, o que resultou em um comércio bilateral de US$ 10,68 bilhões em 2021.

A senadora Damares Alves destacou a importância dos laços entre Brasil e Japão, ressaltando que o Brasil é o maior parceiro comercial do país asiático na América Latina. Já o senador Veneziano Vital do Rêgo enfatizou em seu relatório que a criação deste grupo de cooperação parlamentar pode contribuir para a democratização dos debates no campo das relações internacionais.

Com a aprovação do projeto, o Brasil dá mais um passo na consolidação de sua relação diplomática com o Japão, fortalecendo os laços entre os dois países e abrindo novas oportunidades de colaboração e intercâmbio. A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos senadores presentes, que destacaram a importância de ampliar o diálogo e a cooperação entre as nações. Agora, resta aguardar a promulgação do projeto para que o Grupo Parlamentar Brasil-Japão comece a desempenhar suas atividades e contribuir para o fortalecimento das relações entre os dois países.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo