Seminfra retira mais de 1.300 toneladas de entulhos das galerias de águas pluviais em Maceió, em apenas quatro meses



A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) de Maceió está em plena operação de desobstrução das galerias de águas pluviais. Nos primeiros quatro meses do ano, já foram retiradas 1.316 toneladas de entulhos dessas galerias, sendo que somente no mês de abril a quantidade de lixo chegou a 447 toneladas. Este trabalho é fundamental para evitar alagamentos e possíveis transtornos à população.

Nesta terça-feira (7), a Defesa Civil registrou 135 mm de chuva nas últimas 24 horas. Esse volume representa 45% do esperado para todo o mês de maio. Em meio a esse cenário desafiador, a Seminfra tem atuado de forma incansável em diversas frentes. Além da limpeza e desobstrução das galerias, a Secretaria tem realizado obras de reconstrução, recuperação e implantação de novos sistemas de drenagem.

Segundo o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, a obstrução das galerias devido ao descarte irregular de resíduos é uma das principais causas de alagamentos nas cidades. Por isso, a utilização de equipamentos tecnologicamente avançados, como caminhões de hidrojateamento, tem sido essencial para retirar toneladas de lixo do sistema de drenagem.

O investimento nos caminhões de hidrojato aumentou em 200% a quantidade de entulhos retirados em 2023 em relação a 2022. Essa tecnologia inovadora permite alcançar resíduos que não poderiam ser removidos de forma manual, contribuindo significativamente para a eficiência do trabalho da Seminfra.

Além da limpeza das galerias, a Seminfra também está se dedicando à implantação de novos sistemas de drenagem e pavimentação em diversas ruas da cidade. A gestão está empenhada em solucionar problemas antigos e garantir mais segurança e qualidade de vida para a população de Maceió.

Com o crescimento populacional desordenado, a importância da infraestrutura de drenagem se torna cada vez mais evidente. A Seminfra está comprometida em realizar a manutenção e ampliação desses sistemas, visando minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança dos cidadãos da capital alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo