O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, prestigiou o seminário e ressaltou a importância de acessar e diagnosticar precocemente a doença. Ele destacou que, durante o Outubro Rosa, o município está reforçando os cuidados com a saúde da mulher e capacitando seus profissionais para oferecer uma linha completa de cuidados, desde o diagnóstico até o tratamento final. O secretário também mencionou uma ação prática que está sendo realizada no Pam Salgadinho, onde são oferecidos esses cuidados aos pacientes.
Durante o evento, Sandra Torres, diretora das Linhas Prioritárias da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que o objetivo do seminário era capacitar os profissionais sobre a linha de cuidados com os pacientes de câncer de mama. Ela destacou que o percurso começa na Atenção Primária, passando pelo diagnóstico clínico com oncologistas e regulando o paciente para o serviço onde será realizado o tratamento e acompanhamento. Além disso, houve a apresentação do fluxo interno dos Centros de Oncologia (Cacons), desde o diagnóstico até o acolhimento psicológico dos pacientes.
O evento contou com a presença de outras autoridades da saúde, como o subsecretário de Atenção Especializada da SMS, Ebeveraldo Amorim, a subsecretária de Atenção Primária, Roberta Borges, a coordenadora técnica de Saúde da Mulher e Rede Cegonha, Suzângela Mendonça, e a coordenadora técnica de Atenção às Doenças Crônicas, Camila Moura.
Durante as palestras, o enfermeiro epidemiologista e assessor especial da Atenção Primária da SMS, Diego Hora, falou sobre a importância da atuação dos profissionais da Atenção Básica para o diagnóstico precoce e continuidade do tratamento. Já o médico oncologista Paulo Duprat abordou a incidência do câncer de mama, seus fatores de risco e a importância do diagnóstico clínico e exames físicos.
Além das palestras, foram apresentados o fluxo de acesso à triagem oncológica com o médico do Sistema de Marcação e Regulação de Maceió, João Paulo Lopes, o papel da Coordenação de Saúde da Mulher nas ações voltadas para o câncer de mama, com Suzângela Mendonça, e o fluxo de atendimento nos Cacons do Hospital Universitário, com Fábio Alves, psicólogo, e Adriana Santos, chefe da Unidade de Oncologia. Também foram abordados o papel da Santa Casa de Misericórdia, com Aishá Gois, gestora administrativa da linha de cuidados ao paciente oncológico, e Thaysa Alencar, coordenadora do serviço de psicologia.
Ao final do seminário, os profissionais tiveram a oportunidade de participar de demonstrações práticas sobre o acesso aos sistemas de câncer e como funciona o sistema de regulação para triagem oncológica. Essa capacitação tem um papel fundamental na formação e atualização dos profissionais de saúde, contribuindo para a detecção precoce e o tratamento eficaz do câncer de mama.