Marcius Beltrão foi convidado para compor a mesa redonda que encerrará o encontro, promovido por 16 estados brasileiros, com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a Associação Bem Comum (ABC). O debate está marcado para a próxima quarta-feira (20) às 15h45 e terá como tema a construção de uma agenda nacional para a alfabetização, abordando questões como formação de professores e desenvolvimento de materiais didáticos.
O secretário se mostrou honrado com o convite, dizendo que isso reflete as práticas do governo de Alagoas, que busca fortalecer cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem. Marcius Beltrão destacou o programa Criança Alfabetizada, instituído pelo governador Paulo Dantas, que tem como objetivo alfabetizar, em parceria com os municípios, todas as crianças alagoanas na idade certa, premiando as escolas com melhores resultados. Até o momento, o programa já alcançou 1.837 escolas e 74.741 crianças das redes estadual e municipal.
Além do secretário de Estado da Educação, a coordenadora estadual do programa Criança Alfabetizada, Patrícia Torres, também participará do seminário. Ela mediará uma mesa redonda com o tema “O papel do Poder Executivo e da escola para garantir a alfabetização de crianças”. Patrícia destaca a importância do debate para viabilizar um sistema educacional mais inclusivo e eficaz, trocando experiências e aprimorando as políticas públicas voltadas para a alfabetização.
O evento terá transmissão online e uma programação extensa. Também contará com a participação de três ministros, incluindo o Ministro da Educação. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site www.seminarioalfabetizacao.abc.br. Até o momento, Alagoas está em terceiro lugar com o maior número de inscritos, totalizando 18.019 pessoas.
*Sob supervisão.