Seminário Internacional discute desafios da era digital com especialistas do Brasil e do mundo em comemoração aos 200 anos do Senado.



O Senado Federal está promovendo o Seminário Internacional Democracia e Novas Tecnologias, que acontecerá de 25 a 27 de março. O evento reunirá estudiosos do Brasil e de outros países para debater os desafios da era digital. Essa iniciativa faz parte das comemorações dos 200 anos do Senado.

Um dos grandes nomes que marcarão presença no seminário é o sociólogo e professor espanhol Manuel Castells, que ministrará a aula magna com o tema “A Política na Sociedade Digital”. A abertura do evento será feita pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e a conferência será moderada pelo senador Rogério de Carvalho, primeiro-secretário da Casa.

O principal objetivo desses debates é destacar o papel dos parlamentos em meio ao contexto tecnológico atual. Luana Lund, consultora legislativa e integrante da comissão científica do seminário, ressaltou a importância de ampliar a participação de especialistas e da população em geral para identificar caminhos diante dos desafios tecnológicos, como a inteligência artificial, a regulação das plataformas digitais e a desinformação.

O cronograma do evento inclui três conferências, além da aula magna. Entre os palestrantes estarão Urs Gasser, do Berkman Klein Center, da Universidade Harvard, Ugo Pagallo, da Universidade de Turim, e Christian Djeffal, da Universidade Técnica de Munique. Os temas abordados vão desde desafios técnicos para garantir valores democráticos no ambiente digital até o impacto do design constitucional diante das novas tecnologias.

O seminário é voltado para agentes políticos, integrantes do corpo técnico dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, jornalistas, professores, estudantes e cidadãos em geral. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no Portal do Senado. O evento será híbrido, permitindo a participação presencial em Brasília ou remota através do canal do Youtube da TV Senado.

Todos os participantes terão direito a certificado de participação, que totalizará 16 horas. O idioma do evento será o português, com tradução simultânea em inglês e espanhol. Mais informações sobre o seminário podem ser encontradas no site oficial do Senado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo