Medina, tricampeão mundial, mostrou sua qualidade ao derrotar o australiano Ryan Kallinan com uma performance sólida, liderando a bateria desde o início e administrando a vantagem até o final. Já Chianca, conhecido como Chumbinho, surpreendeu ao passar pela repescagem e garantir sua vaga nas quartas, mostrando que está em busca de ritmo para Paris-2024.
Chumbinho enfrentou o havaiano Barron Mamiya e o americano Griff Colapinto, superando ambos com boas performances e mostrando que está em boa forma para as próximas competições. Já Yago Dora também se destacou ao vencer sua bateria de oitavas de final com um show de manobras, garantindo sua vaga nas quartas contra o australiano Jack Robinson.
Por outro lado, o atual campeão mundial Italo Ferreira não teve a mesma sorte em El Salvador e acabou sendo eliminado na repescagem, após liderar a bateria contra o local Bryan Perez, mas acabou sofrendo uma virada nos últimos minutos.
Com a performance dos brasileiros nas quartas de final, a expectativa é de boas disputas e grandes emoções nas próximas fases do Circuito Mundial de Surfe em Punta Roca, com a torcida brasileira animada com a presença de seus representantes nas semifinais.