O foco central do debate foi a “Multimodalidade na Alfabetização: práticas sociais e digitais na formação de leitores”. Educadoras de diferentes instituições se reuniram para trocar experiências e debater a importância da utilização de gêneros multimodais no processo de alfabetização dos estudantes, que consistem em formas linguísticas que abrangem mais de uma modalidade de comunicação.
Além das reflexões sobre estratégias de alfabetização, professoras da rede compartilharam os resultados positivos obtidos com a aplicação dessas abordagens inovadoras em suas práticas pedagógicas.
Mayara Cordeiro, técnica do Ensino Fundamental, ressaltou a relevância da atividade proposta na jornada e a inseriu em um contexto mais amplo de ações que visam atingir a meta de 100% de crianças alfabetizadas na rede. Segundo ela, a fluência em leitura e escrita é fundamental para o desenvolvimento de outras competências ao longo da vida escolar.
Entre as experiências de sucesso compartilhadas durante a Jornada Pedagógica, a professora Islane Caroline, da escola Corintho da Paz, apresentou o projeto “Jornal Da Manhã: a poesia está no ar”, que vem sendo desenvolvido com seus alunos. A proposta envolveu a leitura de um livro de poesias e a gravação de uma encenação televisiva, com o objetivo de estimular diferentes formas de expressão linguística e promover a comunicação entre os estudantes.
Os resultados dessa iniciativa foram visíveis, com os alunos demonstrando maior fluência e segurança na leitura e na comunicação. Islane destacou, ainda, o impacto positivo que o projeto teve no aprendizado dos alunos, destacando casos de superação e evolução na habilidade de leitura de crianças que enfrentavam desafios específicos.
Assim, a Jornada Pedagógica se mostrou um espaço fundamental para o compartilhamento de práticas inovadoras e inspiradoras, que contribuem para o alcance dos objetivos educacionais estabelecidos pela Semed e fortalecem o processo de alfabetização nas escolas municipais.