Semas mantém atendimento para recadastramento do BPC neste sábado

Os idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que precisam passar pela revisão cadastral para inserção no Cadastro Único podem procurar um dos postos de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió neste sábado (2).

Durante toda a semana, profissionais dos equipamentos sociais de Maceió realizaram trabalho de busca ativa nos bairros da capital para orientar quem precisar passar pela revisão cadastral e informar sobre o atendimento disponibilizado aos sábados para regularizar a pendência.

Neste sábado (2), a sede do CadÚnico e mais nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que têm atendimento do CadÚnico estarão abertos para atendimento dos idosos do BPC que precisam passar pela revisão cadastral. O atendimento acontece de 8h às 12h.

Além disso, a Semas disponibiliza equipe itinerante que amanhã estará no Cras Cacilda Sampaio – localizado na Rua das Flores s/n, Vergel do Lago, para atendimento das famílias da região. “Estamos com estes atendimentos aos sábados para facilitar a vida de quem precisa passar pela revisão e evitar que algum idoso perca o benefício”, destacou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

O recadastramento atende determinação do Decreto nº 8.805/2016, que tornou obrigatória a inscrição de beneficiários e requerentes e de suas famílias no Cadastro Único para concessão e manutenção do BPC. O prazo para regularização encerra dia 31 de dezembro. Quem perder o prazo terá o benefício cancelado a partir de janeiro e 2018.

Para o atendimento nos Cras aos sábados, o idoso precisa comparecer na unidade até um dia antes da ação para fazer o agendamento. Na sede do CadÚnico, a demanda será espontânea, obedecendo ordem de chegada – não havendo necessidade de agendamento.

“Vale ressaltar que caso o idoso resida com um maior de 16 anos e esse integre sua família dependendo dele financeiramente, o jovem pode reunir a documentação do idoso e dos demais integrantes da família e fazer a revisão cadastral na sede do CadÚnico ou qualquer um dos nossos postos descentralizados”, explicou a coordenadora do CadÚnico em Maceió, Stephanie Cavalcanti.

Em Maceió, 31.611 pessoas recebem o BPC – entre idosos e pessoas com deficiência. Como a revisão cadastral deste ano é voltada para idosos que são beneficiários do programa assistencial e não estão inseridos no CadÚnico, a Semas está convocando 5.723 idosos para regularizarem a situação junto ao programa.

Para facilitar a convocação destes idosos, a Semas disponibiliza a listagem com o nome e o bairro onde moram os beneficiários (declarado quando requisitaram o benefício) que precisam se inscrever no CadÚnico até o dia 31 de dezembro. Confira a lista.

O beneficiário que vai fazer a revisão cadastral precisa apresentar original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contra-cheque (principalmente, sendo servidor público), certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito (do integrante falecido) dos integrantes adultos da família, certidão de nascimento, cartão de vacina (0 a 7 anos), declaração da escola (6 a 17 anos) e a declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda para os responsáveis dos menores, caso o pai ou mãe não integrem a família.

Confira os endereços das unidades de atendimento do CadÚnico em Maceió neste sábado (02):

Sede do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família – Rua Barão de Atalaia, 753, Poço;

Cras Área Lagunar – Rua Agnelo Barbosa, 527, Prado;

CRAS Cacilda Sampaio – Rua das Flores s/n, Vergel do Lago;

Cras Denisson Menezes – na Avenida Alice Caroline, número 43, Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, Vilage Campestre II;

Cras Pitanguinha – na Rua Cônego Tobias, sem número, Pitanguinha;

Cras Sônia Sampaio – Rua Jarbas Andrade, número 119, COHAB, Jacintinho.

Cras Terezinha Normande – Rua Jose Jorge de M. Gonçalves, s/n Conj. José da Silva Peixoto – Jacintinho;

Cras Santos Dumont – Rua Roldão de Siqueira Fortes, 710 – Santos Dumont, Maceió-AL (Antiga Choparia / Corredor de ônibus);

Cras Cidade Sorriso – Conjunto Residencial Cidade Sorriso I (Verdejantes II) Benedito Bentes;

Cras Bebedouro – Rua Marquês de Abrantes s/n Bebedouro (Antiga Granja).

Cras Fernão Velho – Praça São Jorge, 20, Fernão Velho.

Ascom

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo