De acordo com a SPDEN/Semarh, as áreas mais afetadas serão o Litoral (incluindo a Região Metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco, com previsão de chuvas persistentes ao longo deste sábado, podendo se estender até domingo. As condições meteorológicas atuais são influenciadas pela atuação de cavados em baixos níveis da atmosfera e por um distúrbio ondulatório de leste, o que favorece o aumento no volume de chuvas na metade Leste do estado.
Diante desse cenário, a equipe da SPDEN/Semarh alerta para os riscos de alagamentos, especialmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, e para o potencial de cheias em pequenos riachos, além do elevado risco de deslizamentos em áreas de encosta. Os acumulados de chuva serão mais significativos nas regiões do Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata, mas outras áreas do estado também podem ser afetadas, ainda que com menor intensidade.
A equipe da SPDEN/Semarh está em constante monitoramento das condições de tempo e do nível dos principais rios do estado, fornecendo informações atualizadas ao Corpo de Bombeiros de Alagoas e à Defesa Civil estadual e municipal. Recomenda-se que a população acompanhe a previsão do tempo e os níveis dos rios através do site da Semarh, evitando áreas de risco e tomando precauções para garantir a segurança de suas famílias e comunidades.
As autoridades locais também estão sendo alertadas para possíveis situações que demandem atenção, visando minimizar os impactos das chuvas e prevenir possíveis desastres naturais. Portanto, é essencial que a população esteja atenta e siga as recomendações das autoridades para garantir a segurança e bem-estar de todos.