Semana da Pessoa Surda promove atividades de inclusão e diversão para surdos e familiares em Alagoas.


 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está promovendo uma série de atividades em alusão à Semana da Pessoa Surda, que acontecerá até sexta-feira (29). A ação está sendo realizada pela Gerência Especial de Integração, Família, Comunidade e Rede de Proteção (Geirp), em parceria com o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Professora Joelina Cerqueira (CAS).

Nesta quarta-feira (27), foi realizada uma grande ação recreativa com o objetivo de promover a inclusão e diversão dos surdos e seus familiares. O evento incluiu atividades desportivas como circuito funcional, vôlei de praia, beach tênis, dança e diversas brincadeiras na areia.

“Esse momento é muito importante para todos nós que fazemos o CAS e que fazemos a educação especial do estado de Alagoas, pois nós podemos proporcionar aos estudantes surdos e aos seus familiares esses momentos de socialização, interação e lazer”, explica Flávia Barbosa, gestora do CAS.

Esses momentos de confraternização promovidos todos os anos têm sido essenciais no desenvolvimento social dos surdos que fazem parte do CAS. “Acho de extrema importância essa semana de atividades. É um momento em que eles podem fazer diversas ações, socializando com as pessoas, e podemos ver uma representatividade ativa. Esses jovens e crianças estão sendo incluídos numa sociedade que, a todo momento, apresenta resistência em incluir essas pessoas. O Gabriel, meu filho, não quer perder nenhuma atração. Ele ficou muito interessado, isso é fundamental e essencial para ele”, diz emocionada Alessandra Pimentel, mãe de Gabriel Pimentel, estudante surdo.

Na quinta-feira (28), está prevista a realização de oficinas de libras para pessoas que já possuem noções básicas da língua. As aulas serão ministradas por professores surdos e acontecerão durante todo o dia no CAS. A semana será encerrada na sexta-feira (29) com um momento comemorativo aos 17 anos do centro, com a presença especial de todos os professores que fizeram parte dessa história.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo