Semana da Cultura na Uncisal destaca transformação urbana através da arte de Rafael Santos em Maceió


A arte de Rafael Santos toma conta da 10ª Semana da Cultura da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O arquiteto e artista plástico é o homenageado desta edição e desenvolveu uma exposição que busca vivenciar a cidade por meio das cores e formas. A mostra foi inaugurada na manhã de quarta-feira (08/11) e segue até o dia 10 de novembro, com diversas atividades artísticas e culturais.

Segundo Rafael Santos, sua história artística começou como uma “brincadeira de criança” que se transformou em um estilo de vida. Como autor de várias artes urbanas que se tornaram cartões postais de Maceió, ele acredita que o processo artístico inspira e desenvolve a mente das pessoas, especialmente crianças. A proposta é educar a população por meio das belezas da própria cidade, tornando o trabalho do artista histórico, científico, cultural e educativo.

Após a homenagem, Rafael Santos inaugurou a tela para arte livre, montada para a interação dos participantes do evento. A pró-reitora Estudantil da Uncisal, Liliane Toscano de Brito, ressaltou a importância de trazer o artista para dentro da universidade e proporcionar à comunidade acadêmica a descoberta de outras possibilidades de arte. Para ela, Rafael Santos representa o movimento da cultura urbana, sendo conhecido por suas obras democráticas, que podem ser apreciadas por todos.

O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, e a vice-reitora, Ilka do Amaral Soares, também estiveram presentes na abertura do evento, destacando a importância da arte na vida de cada indivíduo. Eles ressaltaram que a universidade está empenhada em apresentar melhorias em sua estrutura física e acadêmica, além de proporcionar iniciativas culturais. Para eles, a arte tem um papel fundamental na formação de cada pessoa.

Além da exposição de Rafael Santos, a 10ª Semana da Cultura conta com apresentações artísticas, desfiles, sessões de tatuagem, oficinas de roller, shows musicais, 2º Concurso de Culinária de Maceió e a 1ª Gincana da Semana da Cultura. A programação é diversificada e busca promover a arte em seus mais variados formatos, proporcionando à comunidade acadêmica e ao público em geral a oportunidade de vivenciar diferentes manifestações culturais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo