A região Nordeste se destaca por concentrar o maior número de candidatos “pirocas”, com registros na Bahia, Sergipe e Pernambuco. Em Sergipe, por exemplo, a cidade de Itabaianinha está prestes a receber uma disputa acirrada entre dois candidatos com o sobrenome “piroca”: Tihago de Piroca, do Solidariedade, e Daniela de Piroca, do PP.
Além desses nomes, a lista dos “pirocas” candidatos a vereador ainda inclui Zé do Piroca, do Podemos em Manhuaçu-MG, Piroca do Erem, do PSDB em Bom Conselho-PE, Arnaldo de Piroca, do Republicano em Novo Alegre-TO, e Piroca Cabeleireiro, também do Republicano em Ubaíra – BA.
Essa peculiaridade tem chamado a atenção do eleitorado e gerado discussões nas redes sociais e na imprensa. A presença desses candidatos com sobrenomes inusitados certamente traz um elemento diferente para o cenário político local e pode ter impacto no resultado final das eleições.
Com a proximidade do pleito eleitoral, a expectativa é de que a presença dos candidatos “pirocas” gere ainda mais debate e atenção por parte dos eleitores e da mídia. Afinal, a política sempre reserva surpresas e reviravoltas, e a presença desses candidatos certamente não passará despercebida.