SEGURANÇA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL – Colaboradores da Equatorial recebem treinamento sobre captura e contenção de animais silvestres

Na última sexta-feira (19), mais de 30 colaboradores da Equatorial Alagoas, entre eletricistas, técnicos e líderes que atuam em diversas regiões, participaram de um treinamento na sede do Batalhão de Policiamento Ambiental, em Maceió. A capacitação teve como objetivo reforçar orientações sobre a captura e contenção de animais silvestres, preparando os profissionais para situações em que se deparam com espécies como cobras, jacarés, bichos-preguiça, aves, tatus, lagartos, entre outros animais, durante a execução de suas atividades seja no atendimento de ocorrências ou em manutenção de subestações.

O treinamento foi ministrado pelo sargento Aldir, do Batalhão de Policiamento Ambiental, que destacou a relevância do encontro. “Esse tipo de capacitação é muito importante, porque são profissionais que atuam em áreas com vegetação e durante o treinamento mostramos como agir em situações envolvendo diferentes animais, desde um tatu até um jacaré. É fundamental que o colaborador saiba como lidar nessas circunstâncias, tanto para evitar acidentes quanto para garantir que o animal não sofra nenhuma injúria”, explicou o sargento.

Durante a parte prática, os olhares atentos e curiosos dos colaboradores acompanharam de perto cada demonstração, reforçando a importância do aprendizado. Para o técnico de operação da Equatorial, Engleus Santos, a experiência foi enriquecedora. “Foi muito satisfatório participar dessa palestra aqui no Batalhão de Policiamento Ambiental. Essa iniciativa demonstra o cuidado e o zelo que a empresa tem com o seu maior bem, que é a vida e a segurança dos colaboradores, e também com a preservação do meio ambiente, disse o colaborador”.

“A empresa está nos preparando para lidar com qualquer tipo de situação adversa no nosso ambiente de trabalho, seja ao encontrar uma cobra, um bicho-preguiça ou até um jacaré. Eu, como multiplicador, vou repassar todo o conhecimento adquirido para as equipes de campo, reforçando ainda mais a importância da prevenção da nossa fauna e da nossa segurança”, complementou Engleus. 

Já o engenheiro ambiental da Equatorial, Diego Souza, agradeceu a parceria com o batalhão e reforçou que o treinamento trouxe orientações valiosas para o dia a dia dos colaboradores. “Essa parceria é de extrema relevância porque, além de estreitar os laços com uma instituição tão importante, conseguimos instruir nossos colaboradores a agir de forma correta em campo. Na prática, aprendemos técnicas para afugentar algumas espécies de animais, evitando riscos tanto para o profissional quanto para a fauna, explicou o engenheiro ambiental”. 

Para Diego, todos os animais têm sua importância, e a intenção da empresa com esse curso é justamente preservar e manter um convívio harmônico. Durante as atividades é muito comum os profissionais se depararem com animais silvestres. Por isso, foram repassadas orientações sobre como proceder em caso de acidentes, incluindo as primeiras medidas e cuidados necessários para proteção dos profissionais e dos animais. 

*Com Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Sair da versão mobile