O curso abrangeu uma variedade de disciplinas, incluindo aulas específicas de assessoria parlamentar, legislação e orçamento direcionados para a segurança pública. Também foram oferecidas disciplinas complementares, como geopolítica, relações internacionais entre diferentes corporações policiais e a interface com os Tribunais Superiores.
Segundo o major da Polícia Militar de Goiás, William Miller, que coordenou o curso, os conhecimentos adquiridos pelos oficiais durante estas duas semanas permitirão que eles apliquem as lições em seus estados de origem. “Com o encerramento desta turma, esperamos que todos os conhecimentos sejam distribuídos pelas polícias do Brasil, concretizando a integração e a representação institucional das corporações na Capital da República, fortalecendo o trabalho em prol das instituições e de seus efetivos”, declarou Miller.
Para o capitão Antônio Augusto Moreira, aspectos como a defesa institucional e o aprimoramento na captação de recursos foram essenciais. “As instruções foram traçadas a partir de diretrizes que pretendem trazer inúmeros benefícios às instituições militares, considerando as especificidades de cada organização”, afirmou Moreira.
O capitão Igor Sarmento destacou a importância do curso para o fortalecimento da instituição no cenário nacional. “Este é um curso que possibilita ainda mais o fortalecimento da instituição no cenário nacional, habilitando profissionais para a atuação tanto no legislativo, quanto no judiciário federal”, completou Sarmento.
A realização do Curso de Assessoria Parlamentar foi conduzida pela Frente Parlamentar da Segurança Pública da Câmara dos Deputados, em colaboração com o Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG). As atividades foram realizadas nas dependências do Congresso Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Tribunal de Contas da União, ao longo do período de 5 a 16 de agosto.
O objetivo principal do Curso Nacional de Assessoria Parlamentar é orientar e qualificar policiais militares de todo o Brasil para atuação perante o Poder Legislativo Federal. A formação visa à identificação, acompanhamento e atuação no processo legislativo, com o propósito de representar os legítimos interesses institucionais das corporações de origem dos participantes.