Segundo turno em 18 cidades de São Paulo define prefeitos para comandar municípios a partir de 2025

Dezoito cidades do estado de São Paulo estão se preparando para um segundo turno nas eleições municipais, que irá definir quem será o novo prefeito a partir de 2025. Dos 645 municípios paulistas, 30 estavam sob a possibilidade de ter um segundo turno, no entanto, somente 18 irão participar desse desafio no dia 27 de outubro.

Além da capital, onde Ricardo Nunes (MDB) irá enfrentar Guilherme Boulos (PSol), outras nove cidades do interior de São Paulo, seis da região metropolitana e duas do litoral paulista terão segundo turno. Em cidades como Campinas, Osasco, Santo André, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Bauru, São Vicente, Praia Grande, Itaquaquecetuba, Suzano e Embu das Artes, a eleição já foi definida no primeiro turno.

Na região metropolitana, as cidades que terão segundo turno são São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Barueri e Taboão da Serra. No interior de São Paulo, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Jundiaí, Piracicaba, Franca, Taubaté, Limeira e Sumaré terão uma nova rodada de votação.

O segundo turno acontece nas cidades com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato alcança a maioria absoluta dos votos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria absoluta é atingida quando a votação obtida equivale a metade dos votos válidos mais um, sem contar os brancos e nulos. Essa medida visa garantir maior representatividade aos eleitos.

Com essa definição de segundo turno, as cidades mencionadas terão a oportunidade de escolher seu novo prefeito e contribuir para o futuro político do estado de São Paulo. O desfecho dessas eleições promete ser crucial para a direção que esses municípios irão tomar nos próximos anos.

Sair da versão mobile