Sefaz recebe alunos de Piaçabuçu para projeto educacional sobre educação fiscal e anuncia vencedores da oficina.


A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) recebeu, nesta quarta-feira (29), cerca de 45 estudantes do 8º ano do ensino fundamental de Piaçabuçu. Os alunos das escolas municipais João Beltrão, José Gonçalves e Padre Luís Barbosa Leite visitaram o prédio-sede do órgão, em Maceió, como parte de uma iniciativa educacional e apresentaram projetos sobre o tema da educação fiscal.

A chefe de Educação Fiscal da Sefaz, Juliane Calheiros, destacou a importância de envolver os estudantes nessas iniciativas. “É um momento para aprender sobre a educação fiscal e compreender o papel do tributo que é essencial para o funcionamento do estado. O tributo possibilita o controle social e a cidadania de uma forma igualitária. Então, os jovens absorveram os valores tanto da educação fiscal quanto dos tributos”, ressaltou.

Durante a visita, os estudantes apresentaram suas propostas e a escola vencedora foi anunciada. “A turma vencedora desta oficina foi a Escola Municipal João Beltrão, que produziu um vídeo explicativo relacionado à educação fiscal”, acrescentou Calheiros.

Após o resultado da premiação, os estudantes e professores conheceram os setores da Secretaria da Fazenda, acompanhados pela equipe do Programa de Educação Fiscal (PEF) do órgão. O presidente do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEF) da Sefaz, Yuri Miranda, ressaltou a importância desse momento educacional para o aprendizado e a conclusão do conteúdo pelos alunos.

A responsável pela Cidadania Fiscal na Receita Federal em Alagoas, Eugênia Ventura, detalhou que o objetivo é avançar a educação fiscal nas escolas de ensino fundamental e médio em 2024. “Estamos buscando parcerias para apoiar as instituições de ensino. Podem ter certeza que a Receita Federal está à disposição também para esse apoio educacional e fiscal”, comentou a representante do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF).

A primeira etapa do projeto ocorreu no dia 16 de novembro, com os alunos participando de uma oficina no ginásio do Bairro Brasília, em Piaçabuçu, onde desenvolveram trabalhos de educação fiscal. A equipe do PEF aproveitou para revisar os projetos, aprimorando ainda mais o aprendizado dos estudantes.

Com a iniciativa, a Sefaz reforça o compromisso com a educação fiscal e o engajamento dos estudantes nesse tema tão relevante para a sociedade. A expectativa é que a parceria com as escolas municipais e demais instituições de ensino fortaleça a conscientização e a compreensão sobre a importância dos tributos e da educação fiscal para o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo