Sefaz-AL disponibiliza emissão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica através da NFC em razão de instabilidade causada por tragédia climática no RS.

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) anunciou hoje, sexta-feira (24), a disponibilidade temporária da emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) através do sistema da Nota Fiscal Cidadã (NFC). Essa medida foi tomada devido à instabilidade causada pela recente tragédia climática que ocorreu no Rio Grande do Sul (RS), uma vez que os documentos fiscais eletrônicos são gerenciados pelo sistema da Sefaz-RS.

Para emitir a NFA-e de forma avulsa, os usuários devem acessar o site oficial da NFC através do link nfcidada.sefaz.al.gov.br e fazer login como “Consumidor”. Em seguida, basta clicar na opção “Emitir NF Online”, preencher os dados necessários e fazer o download do documento. Com isso, a nota fiscal estará válida em Alagoas. É importante ressaltar que a NFA-e deve ser utilizada apenas por pessoas físicas e empresas sem inscrição estadual que não são contribuintes do ICMS.

Alexandra Vieira, superintendente especial da Receita Estadual, destacou a importância dessa alternativa para permitir que os não contribuintes continuem realizando suas transações comerciais sem prejuízos. Através da NFC, os cidadãos poderão emitir notas de forma esporádica e específica, tornando-se uma ótima aliada nesse momento de dificuldade.

Para mais informações e detalhes sobre o procedimento, os interessados podem consultar a Instrução Normativa nº 31/2024, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas. A iniciativa da Sefaz-AL visa facilitar a vida dos contribuintes e garantir a continuidade das operações comerciais em meio aos desafios decorrentes da situação no Rio Grande do Sul.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo