
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), dando continuidade ao programa de formação de docentes da rede estadual, iniciou a primeira formação voltada aos professores de Matemática e aos articuladores de ensino de diversas unidades de ensino da rede estadual com foco na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
De acordo com a supervisora de práticas e projetos da Seduc, Terence Coelho, o encontro tem como objetivo socializar práticas e metodologias dentro da sala de aula, além de melhorar os índices educacionais.
“A primeira fase da OBMEP vai ser realizada dia 5 de junho. A ideia é melhorar os resultados e socializar as metodologias que os professores utilizam. O professor tem a condição de compartilhar experiência que ele utiliza, o que instiga os colegas a solucionar os problemas”, conta Terence.
Aprovação – A professora de Matemática e, agora, articuladora de ensino, Flávia Nascimento, da Escola Estadual Gilvana Ataíde, elogiou a iniciativa da Seduc, classificando a formação como extremamente importante.
“A Terence trabalha com soluções de problema, eu trabalho com a teoria na prática. Cada um pode mostrar um pouco da sua realidade, e compartilhar informações para fazer as correções necessárias. Isso é um diferencial imenso no resultado que vamos obter”, disse Flávia.
Para a articuladora da Escola Maria José Loureiro, Mary Lucy Vieira Farias, os representantes das escolas precisam participar de formações como essas. “A formação nos dá um ânimo, e descobrimos que não estamos sozinhos, além de nos apresentar novas ideias e experiências. Estou achando ótimo”, afirmou.
BNCC – Durante o encontro, os docentes discutiram ainda sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Terence Coelho, que é uma das redatoras estaduais da Base, informa que um grande grupo de trabalho está sendo formado para elaborar o currículo estadual.
“Estamos formando um grupo de trabalho com os professores, de todo o Estado, para reestruturar o nosso currículo estadual. Os nossos professores são as melhores pessoas para fazer isso, pois estão na sala de aula. A ideia é estar em um grande grupo de trabalho com todos professores de Matemática. Estamos conversando com as outras redes para fazer, futuramente, um trabalho conjunto”.
Terence explica ainda que, para formar um currículo com a cara de Alagoas, os professores precisam ter acesso e passar por formações, para inserir os melhores resultados e nortear as escolas no Estado.
Ascom – 04/05/2018
