Seduc promove Semana da Pessoa Surda com objetivo de inclusão social e acessibilidade linguística em Alagoas



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está promovendo um grande evento que tem como objetivo principal a inclusão social do surdo. A ação está sendo realizada pela Gerência Especial de Integração, Família, Comunidade e Rede de Proteção (Geirp). A Semana da Pessoa Surda está acontecendo no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Profª Joelina Cerqueira (CAS), localizado no bairro de Jatiúca, em Maceió.

A programação da Semana da Pessoa Surda vai do dia 25 ao dia 29 de setembro, em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Surda, que é celebrado no dia 26 de setembro. Durante o evento, serão celebradas as conquistas e reforçada a importância da acessibilidade linguística, do respeito e dos direitos das pessoas surdas em Alagoas.

O Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas, conhecido como CAS Alagoas, realiza anualmente diversas atividades para promover a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Segundo Flávia Barbosa, gestora do CAS, o evento é voltado para toda a sociedade, e tem como objetivo lembrar não apenas as vitórias da comunidade surda, mas também a luta para que essas pessoas tenham acesso aos seus direitos.

A programação do encontro inclui oficinas, atividades físicas, momentos de reflexão e confraternização entre os participantes. Para participar das oficinas, é necessário realizar a inscrição até o dia 22 de setembro, através dos links disponibilizados.

A Semana da Pessoa Surda conta com diversas atividades, como um momento de planejamento e organização das ações da semana, reflexão sobre a importância do Dia do Surdo, participação em eventos organizados pela Associação de Surdos e entidades afins, atividades recreativas na areia e entrega de viseiras para os alunos.

Além disso, também serão realizadas atividades de formação para ouvintes, através de oficinas de LIBRAS. A programação inclui diversas oficinas, como “Uso dos Verbos em LIBRAS”, “Uso dos classificadores”, “Uso dos números em LIBRAS” e “Sinais soletrados”.

No último dia do evento, será realizada uma atividade de confraternização, em homenagem aos professores surdos do CAS, acompanhada de um café regional.

A Semana da Pessoa Surda é mais uma iniciativa da Seduc que busca promover a inclusão social e garantir os direitos das pessoas surdas em Alagoas. Através de ações como essa, é possível criar um ambiente mais acessível e integrado, onde todos possam ter oportunidades iguais de desenvolvimento e participação na sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo