SEDICS e Sicoob discutem educação financeira e cooperativista para estudantes da rede estadual de ensino.



Na última terça-feira (18), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics) promoveu uma reunião com representantes da Cooperativa de Crédito Sicoob e do Instituto Sicoob para discutir a inserção da educação financeira e cooperativista para estudantes da rede estadual de ensino. Durante o encontro, o secretário Executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Junior, juntamente com a superintendente Maria Gurgel, tiveram a oportunidade de conhecer dois programas de destaque promovidos pelo Instituto: o “Programa Cooperativa Mirim” e o “Se Liga Finanças”.

Esses programas são reconhecidos nacionalmente como casos de sucesso devido ao impacto positivo que têm na vida dos estudantes. O secretário Adalberon Sá Júnior reforçou o compromisso do Estado em fortalecer o cooperativismo em Alagoas, com foco especial no público jovem. “Através do nosso trabalho com o Instituto, temos conseguido trazer as cooperativas para mais perto e capacitando. Não é simples e nem todas as Instituições Financeiras realizam esse tipo de ação, mas o fortalecimento do cooperativismo no Estado é um desejo da nossa gestão”, ressaltou Milena Monteiro, supervisora de negócios da Sicoob.

A educação cooperativista proporciona diversos benefícios aos estudantes, incluindo o aprendizado colaborativo, a autonomia e o senso de responsabilidade coletiva. Ao incentivar a participação ativa em decisões e projetos, esse modelo educacional fortalece habilidades socioemocionais, como empatia, comunicação e trabalho em equipe, preparando os alunos para os desafios do mundo profissional e social. Além disso, ao valorizar princípios como solidariedade e igualdade, a educação cooperativista contribui para a formação de cidadãos mais críticos e engajados, estimulando o empreendedorismo e o protagonismo juvenil em suas comunidades.

Através dessas iniciativas e parcerias, o Estado de Alagoas demonstra seu comprometimento com a educação financeira e cooperativista, visando preparar os jovens para um futuro mais consciente e participativo na sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo