Secult promove III Encontro Estadual de Museus em Maceió para discutir políticas públicas e fortalecer instituições culturais.

Na última sexta-feira, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) promoveu o III Encontro Estadual de Museus no Museu da Imagem e do Som (Misa), localizado em Maceió. O evento teve como propósito debater os avanços e desafios das políticas públicas voltadas para museus, além de incentivar a participação ativa das instituições culturais na elaboração do Plano Nacional Setorial de Museus (2025-2035).

Durante o encontro, que integrava o programa (Re) conexões do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), foram realizadas mesas redondas, apresentações culturais e grupos de trabalho focados em questões como sustentabilidade, diversidade, acessibilidade e participação social nos museus.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância do diálogo entre especialistas e a sociedade para fortalecer as políticas públicas museológicas. Segundo a gestora, o Encontro Estadual de Museus reforça o compromisso de Alagoas e do governador Paulo Dantas com a preservação do patrimônio cultural.

O evento também contou com a presença da coordenadora do Sistema Alagoano de Museus, Mira Dantas, que ressaltou a relevância do encontro para fortalecer as instituições museológicas no estado. Ela enfatizou a necessidade de identificar as demandas do setor e promover estratégias que garantam o desenvolvimento, a inclusão e a sustentabilidade dos museus alagoanos.

O destaque da programação foi a mesa-redonda “Museus: Inspiração de Alagoas”, que reuniu especialistas locais para discutir a importância dos museus para a identidade cultural do estado. Além disso, grupos de trabalho foram formados para debater temas essenciais para o desenvolvimento das políticas museológicas em Alagoas, como fomento e sustentabilidade dos museus, educação patrimonial e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade.

O encerramento do evento incluiu a apresentação das deliberações dos grupos de trabalho e a sistematização das propostas que serão levadas ao 8º Fórum Nacional de Museus, marcado para novembro em Fortaleza. A iniciativa proporcionou um importante espaço de discussão e reflexão sobre o papel dos museus na preservação e promoção da cultura alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo