O secretário destacou a importância de interagir com os estados e defendeu a integração dos entes federativos como a melhor estratégia para o enfrentamento ao crime organizado. Ele ressaltou que uma das diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública é o enfrentamento às facções criminosas, e afirmou que estava ali para aprender com Alagoas, que realiza um enfrentamento aguerrido e combativo, utilizando estratégias de inteligência e investigação financeira para enfraquecer patrimonialmente as organizações criminosas.
Além disso, Tadeu Alencar comemorou a vinda do secretário nacional de segurança, relembrando ações anteriores em que anunciou recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e fez a entrega de viaturas e equipamentos para a polícia. Ele também anunciou que o secretário Nacional de Segurança vai realizar nesta sexta-feira reuniões de trabalho em Maceió e conhecer de perto os dois Centros Integrados de Segurança Pública (CISP) que estão sendo construídos no Benedito Bentes e no Trapiche, além da nova Central de Flagrantes, no Tabuleiro do Martins.
Flávio Saraiva, por sua vez, ressaltou a capacidade de empreender do Governo de Alagoas e a importância das obras que estão sendo realizadas com recursos destinados ao Estado. Ele também destacou que o foco da Secretaria Nacional de Segurança Pública é desmonetizar as organizações criminosas, e afirmou que o secretário nacional está ali para fazer uma reunião de trabalho e verificar como o estado está conduzindo as operações nesse sentido.
No jantar, estiveram presentes também comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, o secretário de Estado da Ressocialização, o diretor geral da Polícia Civil, além de coronéis e diretores de órgãos que integram a cúpula da segurança pública do Estado. A vista do secretário nacional de segurança pública é vista como um momento importante para discutir ações que visam a redução da criminalidade e o fortalecimento da segurança em Alagoas.





