Secretário Guilherme Derrite realizou 74 viagens com helicóptero da PM em dois anos à frente da SSP de São Paulo



O secretário Guilherme Derrite, responsável pela Segurança Pública de São Paulo, tem chamado a atenção pelo alto número de viagens realizadas com helicópteros da Polícia Militar. Segundo dados obtidos pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação, Derrite realizou 74 viagens em seus dois primeiros anos de gestão, totalizando 120 horas no ar. Em comparação, seu antecessor, o general João Camilo Pires de Campos, fez apenas duas viagens com aeronaves da corporação nos mesmos dois anos.

O aumento significativo no número de voos com helicópteros da PM por parte de Derrite chama a atenção, principalmente no primeiro semestre de 2023, quando foram realizadas oito viagens. Esse número foi aumentando gradativamente, chegando a 24 viagens no segundo semestre de 2024.

O custo dessas viagens é um ponto a ser considerado, já que o fretamento de um helicóptero Esquilo no Campo de Marte pode chegar a R$ 8.000 por hora, sem contar as taxas de pouso. Isso significa que as 120 horas de voo de Derrite teriam um custo aproximado de R$ 1 milhão para cidadãos comuns.

Das 74 viagens realizadas por Derrite, 20 delas ocorreram às sextas-feiras, sendo esse o dia da semana em que o secretário mais utilizou a aeronave da PM. Destinos como o litoral e Sorocaba, sua base eleitoral, foram frequentes nas viagens.

A SSP foi questionada sobre as motivações das viagens de Derrite e a falta de disponibilidade de sua agenda no site oficial. A pasta também não esclareceu se o secretário tem feito uso dos helicópteros da Polícia Civil e se as viagens com destino a Sorocaba foram pessoais. A PM não respondeu sobre os demais passageiros dos voos de Derrite.

Em nota, a SSP justificou que o uso da aeronave da Polícia Militar pelo secretário segue critérios técnicos e operacionais, voltados para a necessidade do serviço e interesse público. A pasta ressaltou que o número de viagens pode variar de acordo com as demandas institucionais e agendas oficiais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo