Durante a reunião, o secretário destacou a resposta rápida para a situação. “Estamos cuidando dos nossos pacientes que estão no hospital Sanatório, retirando essas pessoas e redistribuindo para outros hospitais, não só os casos de internação, mas aqueles que fazem hemodiálise”, afirmou Luiz Romero.
Além disso, ele ressaltou que a Secretaria de Saúde está seguindo as instruções da Defesa Civil e elaborando toda a logística de assistência, para garantir que estejam em condições de prestar todo o cuidado necessário, caso ocorra algo mais sério.
A transferência de pacientes clínicos, cirúrgicos, de Unidade de Terapia Intensiva e Hemodiálise foi anunciada, assim como a suspensão do ponto facultativo das Unidades Básicas de Saúde. Além disso, houve um reforço nos atendimentos, a convocação de profissionais e os insumos necessários para prestar assistência à população.
É importante destacar que a situação é delicada e requer cuidados especiais, uma vez que a movimentação do solo já vem afetando diversos pontos da região. A transferência dos pacientes é uma medida preventiva para garantir a segurança e a integridade dos mesmos, diante da possibilidade de um evento mais grave.
Para acompanhar a situação, a Secretaria de Saúde compartilhou algumas imagens dos procedimentos realizados, visando manter a transparência e o acompanhamento das ações tomadas. A população será mantida informada sobre qualquer novidade sobre o assunto.