Secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação será presidente de honra do Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal

O Secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Silvio Bulhões, foi convidado para assumir a presidência de honra do 13º Congresso Acadêmico e Científico (Cacun) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O evento, que ocorrerá entre os dias 16 e 20 de outubro, é o maior encontro científico estadual voltado exclusivamente para a área de saúde.

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do site do congresso: https://eventos.uncisal.edu.br/evento/xiii-cacun. O tema deste ano será “Tecnologia, ciência, saúde, ação… O que te move?”, e representa os esforços da comunidade científica em contribuir para o avanço das pesquisas na área da saúde na região. O evento acontecerá no prédio-sede da Universidade, localizado no Trapiche da Barra, em Maceió.

O convite para a presidência de honra foi feito pelo reitor Henrique Costa e pela Pró-reitora de Extensão, Maria Margareth Tavares, como forma de celebrar a parceria entre o Governo do Estado e a Uncisal, que tem possibilitado a realização de ações conjuntas em diversas áreas, incluindo a saúde.

Silvio Bulhões destacou a importância do Cacun para o desenvolvimento da ciência em Alagoas, principalmente na área da saúde, que possui indicadores sociais desafiadores. Ele expressou sua satisfação e honra em conduzir o evento, considerando o destaque que a Universidade vem recebendo e o serviço prestado à comunidade alagoana.

A programação do Cacun incluirá apresentações de trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica produzidos no ciclo 2022/2023, além de oficinas, minicursos, palestras, lançamentos de livros e mesas redondas. Serão abordadas temáticas relacionadas aos programas, projetos e ações da Secti, como empreendedorismo acadêmico, combate às fake news na área de saúde e o papel da inteligência artificial, big data e inovação em estratégias de saúde.

O encerramento do congresso contará com uma programação cultural, que incluirá um concurso de talentos e apresentações de grupos musicais alagoanos. A palestra de encerramento será ministrada por Klena Sarges Marruaz Da Silva, abordando o tema “Inovação em Saúde Pública: Transformação digital para salvar vidas”.

O XIII Cacun conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e da Lidera Saúde. Este evento representa uma oportunidade ímpar para promover a troca de conhecimentos e experiências na área da saúde, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento científico em Alagoas.

Sair da versão mobile