O tema deste ano é “Praga 2023 – Juntos na estrada novamente” e faz referência ao período pandêmico que impediu a plena utilização das estradas. Durante o congresso, Mosart Amaral teve a oportunidade de apresentar a experiência bem-sucedida do programa Alagoas de Ponta a Ponta.
Ao lado de representantes de países como Colômbia, Chile, Panamá e Paraguai, Amaral participou de uma mesa de experiências em países da América Latina, onde foram discutidos projetos voltados para estradas vicinais, ou seja, aquelas que não possuem asfalto. Na ocasião, foi apresentado o histórico do programa Alagoas de Ponta a Ponta, bem como seus dados, motivações, objetivos, resultados e previsões.
O programa Alagoas de Ponta a Ponta foi lançado em agosto de 2021 e tem como objetivo principal a implantação de pavimentação asfáltica nas estradas de barro que ligam os povoados aos centros urbanos dos municípios. Essa pavimentação proporciona acessibilidade, mobilidade e facilita a vida dos moradores, que necessitam se deslocar para os centros urbanos para trabalhar, estudar, acessar serviços de saúde e comércio. Além disso, o programa também contribui para um escoamento produtivo mais ágil, seguro e eficaz.
Desde o seu surgimento, o programa já investiu cerca de R$ 570 milhões na pavimentação de aproximadamente 231 km de estradas em Alagoas. Ao todo, 36 municípios foram contemplados pelo programa, beneficiando milhares de pessoas em todo o estado.
Para Mosart Amaral, é importante que o programa seja reconhecido por diversos países do mundo, pois o trabalho realizado pelo Governo de Alagoas tem sido uma inspiração para outras iniciativas. Além disso, participar de eventos como o 27º Congresso Mundial de Estradas possibilita o conhecimento de novas tecnologias e métodos que podem ser implantados no estado.
O programa Alagoas de Ponta a Ponta tem atraído a atenção internacional pelo seu impacto positivo na vida dos alagoanos. Com investimentos significativos e resultados expressivos, a iniciativa tem transformado a realidade das estradas vicinais do estado, proporcionando mais qualidade de vida para a população.