Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil lança o primeiro curso de capacitação

Estão abertas as inscrições para gestores municipais do primeiro curso de capacitação e defesa civil. A iniciativa é da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão pertencente ao Ministério do Desenvolvimento Regional (Sedec/MDR). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) avalia como positiva a iniciativa, pois é necessário que os gestores locais conheçam a legislação para melhorar seu sistema local de proteção e defesa civil, nas ações de prevenção, gestão de riscos e gestão de desastres.

Segundo os realizadores, na primeira fase, os interessados poderão se inscrever no chamado “Curso 1”, com a temática proteção e defesa civil no Brasil, com ênfase na Política Nacional, e seus principais conceitos. De acordo com o órgão, o público-alvo será composto, inicialmente, pelos agentes municipais e estaduais e demais interessados na temática de gestão de riscos de desastres.

Ao todo, serão disponibilizados quatro cursos com a temática de proteção e defesa civil, com os seguintes assuntos:
Curso 1 – Introdução à Política Nacional;
Curso 2 – Atuação ambito Municipal;
Curso 3 – Gestão de Riscos;
Curso 4 – Gestão de Desastres.

Para participar os gestores municipais devem acessar aqui para fazer a inscrição.

A CNM entende que o curso dará a oportunidade aos Municípios participantes de ampliarem seus conhecimentos acerca da temática de proteção e defesa civil. Além disso, eles poderão criar a sua própria equipe multidisciplinar, que poderão executar diversas ações de monitoramento, preparação e respostas à calamidades na fase de pré-desastre, das quais serão realizadas avaliações de riscos e planejamento contingencial para minimização dos efeitos negativos causados por catástrofes, e até mesmo na fase de pós-desastre.

Outro ponto positivo é que os gestores terão condições de avaliar e quantificar os danos e prejuízos causados por desastres, dando o devido suporte de solicitação de recursos dos demais Entes da federação por meio do seu plano de trabalho, dentre outras ações pertinentes.

Da Agência CNM de Notícias 

Sair da versão mobile