Durante o fórum, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Promoção e Educação em Saúde. Uma exposição mostrou os trabalhos de artesãos da comunidade e estudos acadêmicos, além de um vídeo que mostrou um mapeamento das atividades realizadas no território.
A coordenadora-geral da Promoção e Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Paffer, falou sobre o trabalho realizado nos fóruns. Segundo ela, a proposta é fomentar a implantação da política municipal de promoção da saúde. Participaram da ação unidades de saúde, representantes de escolas, creches, CRAS, CAPS, associações, Pestalozzi e integrantes de projetos, criando um cenário de troca de experiências.
A coordenação técnica ressalta que a formulação da Política Pública da Promoção da Saúde é importante para a comunidade em diversos aspectos. Ao priorizar a saúde, há uma notável melhoria na qualidade de vida da população, resultando em indivíduos mais produtivos e socialmente engajados. Além disso, a prevenção de doenças reduz os custos para o sistema de saúde, liberando recursos para outras áreas necessárias.
Essa abordagem dos fóruns contribui para a redução das desigualdades em saúde, promovendo uma sociedade mais equitativa. Ao focar na prevenção em detrimento da cura, incentiva-se a adoção de estilos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, exercícios regulares e práticas saudáveis, relatou a coordenadora-geral.
O IV Distrito Sanitário foi mais um dos locais contemplados com o fórum, que também já foi realizado nos I, II e III Distritos Sanitários. A programação seguirá em outras regiões, como o Centro Universitário Mário Jucá (UMJ), no Barro Duro, no V Distrito Sanitário, no dia 10 de outubro, e o Sesc Guaxuma, no VIII Distrito Sanitário, no dia 27 de outubro. O Auditório da Reitoria Ufal receberá o fórum para os VI e VII Distritos Sanitários no dia 22 de novembro.
Os fóruns têm sido fundamentais para debater a implantação da política municipal de promoção à saúde. É através desses eventos que a comunidade pode se envolver, trocar experiências e contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável e equitativa.