Secretaria Municipal de Saúde de Maceió promove capacitação sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica para profissionais da área da saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) realizou um importante evento na manhã desta quinta-feira (21) com o objetivo de capacitar profissionais da saúde para lidar com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A capacitação, coordenada pela Coordenação de Atenção Especializada, contou com a presença de 115 médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos.

O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizado no Centro da cidade. A intenção era preparar os profissionais que atuam na Atenção Primária para realizar diagnósticos precoces da DPOC e implementar um protocolo padrão que direcione o tratamento adequado para cada caso.

O médico pneumologista Aldo Agra foi o palestrante do encontro e compartilhou com os participantes informações sobre a DPOC, destacando que é a terceira doença que mais causa óbitos no mundo. Ele ressaltou a importância de gerar visibilidade e conhecimento sobre essa questão de saúde pública, que ainda é pouco discutida e divulgada.

Aldo Agra também enfatizou a necessidade de uma investigação adequada para um diagnóstico eficiente na Atenção Básica, visando direcionar o melhor tratamento. Ele ressaltou a importância dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) possuírem um laudo efetivo e trouxe estimativas e dados sobre o número de casos.

Sintomas, causas, classificações e tratamentos foram discutidos pelo médico, destacando a importância do exame de espirometria como o mais adequado para o diagnóstico preventivo.

Durante o evento, foi destacada a parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, que presta serviços para a saúde do município e colaborará com a realização dos exames de espirometria, auxiliando no diagnóstico precoce da DPOC e, consequentemente, na saúde da população.

Janaina Sobral, coordenadora da Atenção Especializada, ressaltou que o evento contribuirá para a qualificação e agilização da prevenção da DPOC. Segundo ela, a aplicação do protocolo é essencial para o diagnóstico correto, e todos os profissionais presentes devem estar preparados para identificar a doença de forma eficiente, já que pode ser confundida com outras doenças respiratórias.

O médico residente Pedro Iluminato, que atua na unidade do Graciliano Ramos, destacou a importância da capacitação para lidar adequadamente com casos de DPOC. Ele ressaltou que essa é uma demanda que chega ao seu local de trabalho e que é fundamental estar atualizado e preparado para lidar com essa doença, garantindo um atendimento de qualidade aos pacientes.

A DPOC é uma doença grave que merece atenção e cuidados. A capacitação dos profissionais de saúde é essencial para identificar precocemente a doença e direcionar o melhor tratamento, diminuindo o risco de complicações e óbitos. A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió está empenhada em promover a capacitação e a conscientização sobre a DPOC, visando melhorar a saúde da população.

Sair da versão mobile