Essa iniciativa fortaleceu os serviços que já são oferecidos de forma contínua e contou com o apoio da Coordenação Técnica de Saúde Bucal, que disponibilizou equipes especializadas nas escolas municipais. Essas equipes tinham a função de atender os alunos da rede pública municipal de ensino, realizando avaliações, educação em saúde bucal, aplicação de flúor, orientações sobre escovação e tratamento restaurador atraumático.
A Coordenadora Técnica de Saúde Bucal da SMS, Ducy Farias, ressaltou a importância do dia D de Saúde Bucal, destacando que essa ação é fundamental para conscientizar e mobilizar pais, responsáveis, alunos e profissionais da educação a intensificar os cuidados preventivos. Segundo ela, esta foi a primeira vez que ocorreu o dia D nas escolas, e foi uma oportunidade de mostrar a relevância do trabalho realizado, que visa proporcionar bem-estar e saúde bucal aos alunos da rede de ensino.
Um dos CMEIs contemplados com a intensificação dos atendimentos foi o Zaneli Caldas, localizado no Poço. Nessa escola, foram realizados atendimentos odontológicos para 107 alunos, no período da manhã. A equipe de dentistas ficou responsável por avaliar a saúde bucal dos alunos, fazendo o devido acompanhamento e encaminhamentos necessários.
Além disso, outras atividades como distribuição de kits de escovação, aplicação de flúor, palestras educativas e tratamentos foram realizadas nas escolas, como no caso do CMEI Jorge de Lima, na Santa Lúcia, que ofereceu Tratamento Restaurador Atraumático para os alunos. Todas as atividades tiveram a autorização dos pais dos estudantes, visando conscientizá-los sobre a importância da saúde bucal e das práticas preventivas.