Porém, a última edição do Anuário, lançada em 2024, não coloca nenhum município de Alagoas entre os 50 mais violentos do país. Além disso, a alegação de uma taxa de 92,4 homicídios por 100 mil habitantes é falsa e não corresponde à realidade.
Segundo o Núcleo de Análise e Estatística da SSP (Neac), Rio Largo teve uma redução de 3,13% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) comparando os anos de 2023 e 2024. Nos últimos 12 anos, o município acumulou uma queda de 38,24% nos índices de violência.
Para o secretário executivo de Gestão Interna da SSP, José Carlos, esses resultados refletem o impacto das ações integradas de segurança pública, o funcionamento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Rio Largo e o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar.
José Carlos destacou que a disseminação de informações falsas gera pânico e desinformação na população, e reforçou o compromisso da SSP em trabalhar com transparência, investindo em inteligência e realizando operações que têm desarticulado o crime em Alagoas.
A SSP pede que a população verifique sempre a fonte das informações antes de compartilhá-las, combatendo a disseminação de fake news para evitar prejuízos à segurança e tranquilidade da sociedade.