Secretaria de Saúde oferece capacitação para profissionais no atendimento a pessoas em situação de rua



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está realizando capacitações para os profissionais de saúde que atendem pessoas em situação de rua. Essas ações têm como objetivo garantir um atendimento mais humanizado e acolhedor para esse público. Essas capacitações tiveram início no mês de julho e estão previstas para ocorrer até o fim deste mês.

As capacitações estão sendo direcionadas para toda a equipe multiprofissional dos hospitais, Clínicas da Família, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios 24 Horas. A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, destaca a importância do treinamento para que os profissionais de saúde estejam sensíveis às especificidades da população em situação de rua durante os atendimentos nas unidades de saúde.

Para garantir o acesso a esse treinamento, a Sesau está programando diversas datas e locais para a realização das capacitações. Nos dias 9 e 10 deste mês, a capacitação aconteceu na UPA Cidade Universitária, nos dias 16 e 17 foi a vez da UPA Chã da Jaqueira receber o treinamento, nos dias 18 e 19 na UPA de Marechal Deodoro, nos dias 20 e 21 na Clínica da Família do Jacintinho e nos dias 23 e 27 na Clínica da Família do Benedito Bentes.

A psicóloga Elma Liliane de Araújo ressalta que a política da Sesau busca cuidar e humanizar o atendimento para essa população, além de orientar os profissionais através da sensibilização. Ela afirma que é responsabilidade de todos aprender a lidar com essa realidade e garantir um atendimento igualitário para os pacientes em situação de rua.

A capacitação é fundamental para garantir um olhar diferenciado e mais acolhedor para os usuários em situação de rua que procuram atendimento nas unidades de saúde. O coordenador de recursos humanos da UPA Jaraguá, Rodrigo Gaia, destaca que a capacitação reforça a qualidade da assistência prestada pelos servidores, que já desenvolvem a humanização durante os atendimentos.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a importância de possuir um olhar especial para a população de rua. Ele destaca que é necessário garantir a qualificação e conscientização das equipes multiprofissionais para atender com humanização e empatia a população em situação de rua.

Essas capacitações são fundamentais para assegurar um atendimento de qualidade e mais humanizado para as pessoas em situação de rua. A sensibilidade e o acolhimento por parte dos profissionais de saúde são fundamentais para garantir o cuidado necessário a essa população vulnerável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo