O programa intitulado Mulheres de Peito oferecerá às mulheres com idades entre 50 e 69 anos a oportunidade de realizar exames precisos para identificar possíveis casos desse tipo de câncer. Serão disponibilizadas cinco carretas para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento adequado.
Para participar, as interessadas deverão comparecer aos locais das carreatas munidas de RG e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), exceto aquelas que não estiverem dentro da faixa etária estabelecida, que precisarão apresentar um pedido médico. Em caso de detecção de alterações nos exames, as pacientes serão encaminhadas para serviços especializados do SUS a fim de realizarem exames complementares e, se necessário, dar início ao tratamento.
O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com disponibilidade de até 50 senhas por dia, e aos sábados, das 8h às 12h, com limite de 25 senhas. O agendamento poderá ser feito por meio do aplicativo do Poupatempo, onde estarão disponíveis informações sobre as unidades, datas e horários disponíveis para realização do exame, que tem uma duração média de oito minutos.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, as carretas de mamografia foram responsáveis por um aumento de 40% nos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama em todo o estado de São Paulo no ano de 2024, totalizando 34.605 exames realizados, em comparação aos 24.690 exames realizados no ano anterior. Esse aumento demonstra a importância dessa iniciativa para a saúde das mulheres paulistas.