Segundo a Coordenação Geral da Atenção Especializada da Saúde de Maceió, embora o exame já esteja contemplado na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), em Maceió ainda não era oferecido devido ao alto custo para a aquisição de insumos e equipamentos. Como resultado, o serviço estava disponível apenas na rede privada, com um custo médio entre R$550,00 e R$1.200,00 a cada dois membros.
A coordenadora geral da Atenção Especializada, Janaína Paula Sobral, afirmou que a aquisição do equipamento e insumos foi viabilizada pela Secretaria de Saúde de Maceió, o que possibilitou a implantação do serviço na unidade especializada para ser realizado via SUS. Ela garantiu que o serviço é uma novidade na cidade e oferece a realização do exame de forma gratuita, com qualidade e humanização.
O exame de Eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico utilizado no diagnóstico de doenças que afetam nervos e músculos, como a Síndrome do Túnel do Carpo, Hérnia de Disco, Polineuropatia e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A médica neurologista do Pam Salgadinho, Fernanda Thaysa Avelino, explicou que o exame é dividido em duas partes, com um estudo de condução para avaliar a função dos nervos e a eletromiografia, que avalia músculos e raízes nervosas.
A especialista ressaltou que a eletroneuromiografia deve ser realizada quando há suspeita de lesão no sistema nervoso periférico, sendo necessário retornar ao médico para realizar o tratamento mais adequado e direcionado para a patologia após o diagnóstico. O exame está sendo realizado no Bloco A do Pam Salgadinho, e o agendamento deve ser feito por meio do Sistema Pronto! – Marcação e Regulação de Consultas e Exames, acessando o WhatsApp pelo número (82) 3312-5492 e cadastrando o pedido. Com essa nova conquista, a população de Maceió ganha acesso a um serviço de qualidade e essencial para o diagnóstico e tratamento de diversas condições que afetam os nervos e músculos.