A capacitação é direcionada para equipes multiprofissionais de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios 24 Horas. A psicóloga Elma Liliane de Araújo, técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, enfatiza a importância do treinamento para que os profissionais de saúde estejam preparados para lidar com as necessidades específicas dessa população em situação de rua durante os atendimentos nas unidades de saúde.
“Como esses usuários do SUS não possuem residência fixa e muitas vezes não possuem documentos, é necessário que sejam atendidos de forma igualitária. É nossa responsabilidade aprender a lidar com essa realidade, sempre observando a melhor forma de tratar os pacientes nessa situação”, afirmou Elma Liliane de Araújo.
A primeira unidade a receber a capacitação foi o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O objetivo é garantir que todos os direitos da população em situação de rua sejam respeitados. A equipe técnica da Secretaria de Saúde está consciente da necessidade de humanizar o atendimento a essa população e a todas as outras. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca que a capacitação busca melhorar a humanização no atendimento a esse público.
“É muito importante que nossos profissionais de saúde não tenham nenhum preconceito ou discriminação em relação às pessoas em situação de rua, para recebê-las da melhor forma, atendendo às suas necessidades específicas e com um olhar mais humano. Essa população precisa de acolhimento e atendimento qualificado”, ressaltou Miranda.
As próximas capacitações estão programadas para acontecer em diferentes datas e locais, como as UPAs de Arapiraca, Tabuleiro do Martins e Chã da Jaqueira, além do Hospital Metropolitano de Alagoas, o Hospital da Regional da Mata, os Ambulatórios 24 Horas Noélia Lessa e Denilma Bulhões, o SAMU de Maceió e a UPA de Marechal Deodoro.
Com essas ações, a Secretaria de Estado da Saúde busca garantir que os profissionais estejam preparados para lidar com as particularidades e necessidades específicas da população em situação de rua, proporcionando um atendimento mais humano e eficiente.