Caroline Leite destacou a importância do congresso como uma oportunidade para a Secretaria da Primeira Infância acompanhar as práticas desenvolvidas em todo o país no que diz respeito ao desenvolvimento das crianças. A secretária ressaltou a busca por inovações nos projetos realizados pela pasta, com destaque para a construção do 1º Centro para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em Alagoas.
Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de participar de debates e palestras sobre intervenção precoce, autismo e desenvolvimento infantil, proporcionando uma imersão no universo infantil. O congresso conta com espaços inspirados no mundo das crianças, como o “Palco Behave”, onde são realizadas palestras sobre o tema central, e a ‘Arena do Conhecimento’, que aborda questões específicas durante os intervalos.
Dentre os temas em destaque no evento estão o Comportamento de segurança para pessoas atípicas, Terapia através do brincar, Regulação Emocional no TEA e Direitos dos Autistas na prática, entre outros. O evento também aborda a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em adultos e novidades na medicina atípica, visando ampliar o conhecimento e a troca de experiências entre os profissionais presentes.
O projeto do ‘Centro Estadual de Referência Transtorno Espectro Autista’, desenvolvido pela Secretaria da Primeira Infância, representa uma iniciativa inovadora para suprir a falta de suporte adequado às crianças com TEA em Alagoas. A proposta está em fase de desenvolvimento e visa se tornar uma referência no estado para o acolhimento e acompanhamento de crianças com autismo.