Secretaria da Primeira Infância (Cria) desenvolve projetos estratégicos para garantir saúde na primeira infância e capacitação em primeiros socorros.



A Secretaria da Primeira Infância (Cria) tem sido fundamental na implementação de ações estratégicas para garantir uma primeira infância saudável. Dentre as diversas iniciativas desenvolvidas pelo Cria, destaca-se o projeto Vacina +, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal das crianças com até 2 anos de idade.

Somente no decorrer deste ano, foram realizadas 22 ações do Vacina + em municípios alagoanos com baixos índices de cobertura vacinal, resultando na avaliação de 6.762 cartões de vacina e na imunização de 1.502 crianças. O foco do projeto é na prevenção de uma série de doenças, como paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, influenza, sarampo, caxumba, rubéola, pneumonias e bronquiolites.

A parceria com os municípios e a equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem sido fundamental para o sucesso do projeto Vacina+, contribuindo para a diminuição e/ou erradicação de doenças imunopreveníveis.

Outro projeto de impacto desenvolvido pela Primeira Infância é o Planejamento Reprodutivo. Realizado em parceria com a Sesau, por meio da Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Cegonha (Sumca), o projeto ofereceu capacitação para profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Básica em diversos municípios de Alagoas, resultando na assistência a 377 mulheres, com a inserção do Dispositivo Intrauterino (Diu) em 256 delas.

Para garantir a qualidade do trabalho desenvolvido, o Cria elaborou um Guia prático para habilitação Diu com cobre, que oferece embasamento teórico-prático para o curso presencial de inserção, revisão e retirada do Diu.

Além disso, o projeto Creche Segura capacitou mais profissionais do que o previsto para 2023, gerando resultados positivos, com um total de 1.595 capacitados. O treinamento em noções básicas de primeiros socorros é uma exigência da Lei Federal 13.722/2018 e busca garantir a segurança das crianças nas creches.

O projeto Criando Sorrisos, em parceria com a Sesau, atendeu 1.965 crianças matriculadas nas creches Cria, proporcionando cuidados essenciais na saúde bucal na primeira infância. A atuação do projeto envolveu avaliação clínica da dentista para crianças de até 3 anos, e aplicação de flúor para as crianças até 6 anos, além de atividades educativas para todas as crianças das creches Cria.

Assim, a saúde da primeira infância tem sido uma prioridade para a Secretaria da Primeira Infância (Cria), que vem desenvolvendo projetos de impacto e contribuindo para a garantia de um desenvolvimento saudável e seguro para as crianças alagoanas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo